Sindicato dos Policiais Penais e Agentes de Segurança Socioeducativos do Estado de Rondônia

Singeperon alerta para necessidade urgente de efetivos nas unidades prisionais e a sobrecarga de trabalho aos servidores

Singeperon alerta para necessidade urgente de efetivos nas unidades prisionais e a sobrecarga de trabalho aos servidores

02 de setembro de 2024 Notícias

O Sindicato dos Policiais Penais e Agentes de Segurança Socioeducativos do Estado de Rondônia (Singeperon) enfatizou a necessidade urgente de efetivos das unidades prisionais e melhorias nas condições de trabalho para a categoria, durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Polícia Penal, realizada na última sexta-feira (30). O encontro, realizado na Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), contou com a participação de diretores da polícia penal e teve como foco central a sobrecarga enfrentada pelos profissionais, decorrente da escassez de servidores.

O presidente do Singeperon, Clebes Dias, apresentou um panorama crítico da situação, alertando sobre os impactos negativos que a falta de pessoal tem causado na saúde dos trabalhadores. Segundo Dias, os policiais penais estão submetidos a jornadas exaustivas, o que tem levado ao aumento do adoecimento entre os servidores.

"Chegamos a um limite perigoso. Nossos servidores estão sobrecarregados e, consequentemente, adoecendo. A realização de um concurso público é necessária, é urgente", destacou o presidente.

Em resposta, o diretor-geral da Polícia Penal, Célio Luiz, reconheceu a gravidade do problema e informou que a administração está buscando soluções para mitigar a sobrecarga, como a automação das celas nas unidades prisionais. Esta medida, segundo Luiz, visa otimizar o trabalho dos policiais penais e reduzir a dependência de um quadro maior de pessoal. Além disso, foi mencioando um estudo em andamento, previsto para ser concluído em fevereiro de 2025, que deverá trazer propostas concretas para a realização de um novo concurso público.

Outro ponto de destaque na reunião foi a necessidade de regulamentação da atividade da Polícia Penal para fins previdenciários. O Singeperon reforçou que essa regulamentação é essencial para garantir os direitos dos policiais penais, e cobrou ações rápidas e eficazes por parte da administração. O presidente do sindicato também propôs o aumento de recursos para a compra de licenças-prêmio em pecúnia, uma medida que pode aliviar a escassez de efetivo sem comprometer a qualidade dos serviços prestados. Além disso, sugeriu a criação de um espaço com academia para os servidores, como forma de melhorar a qualidade de vida dos profissionais.

O Singeperon assegura que acompanhará de perto os desdobramentos das deliberações feitas na reunião. Entre as ações imediatas, o gabinete da Sejus, por meio do secretário-adjunto, se comprometeu a encaminhar a regulamentação da atividade policial para fins previdenciários. Além disso, o estudo sobre a automação das unidades prisionais será apresentado na próxima reunião pelo diretor-geral da Polícia Penal, Célio Luiz.

Autor: Ascom Singeperon | Fonte: Ascom Singeperon

Comentários

Justiça condena acusados de matar socioeducador em terreno baldio no bairro Ulisses Guimarães Notícias
14 de outubro de 2025

Justiça condena acusados de matar socioeducador em terreno baldio no bairro Ulisses Guimarães

LEIA MAIS[...]
Agentes socioeducativos apreendem porções de maconha durante ação de rotina no CASSEM Notícias
06 de outubro de 2025

Agentes socioeducativos apreendem porções de maconha durante ação de rotina no CASSEM

LEIA MAIS[...]
SINGEPERON emite comunicado sobre ação de revisão da base de cálculo do adicional de insalubridade e periculosidade Informativos
06 de outubro de 2025

SINGEPERON emite comunicado sobre ação de revisão da base de cálculo do adicional de insalubridade e periculosidade

LEIA MAIS[...]
Policiais Penais evitam fuga em massa no Presídio 470 e garantem segurança da população Notícias
26 de setembro de 2025

Policiais Penais evitam fuga em massa no Presídio 470 e garantem segurança da população

LEIA MAIS[...]
NOTA DE ESCLARECIMENTO Informativos
25 de setembro de 2025

NOTA DE ESCLARECIMENTO

LEIA MAIS[...]
Convênio garante 40% de desconto em cursos da Afya São Lucas para filiados ao Singeperon e seus dependentes Informativos
24 de setembro de 2025

Convênio garante 40% de desconto em cursos da Afya São Lucas para filiados ao Singeperon e seus dependentes

LEIA MAIS[...]
SINGEPERON apresenta balanço de 90 dias da atuação jurídica com mais de 200 procedimentos realizados Notícias
08 de setembro de 2025

SINGEPERON apresenta balanço de 90 dias da atuação jurídica com mais de 200 procedimentos realizados

LEIA MAIS[...]
SINGEPERON organiza ações coletivas para garantir direitos dos servidores Espaço jurídico
05 de setembro de 2025

SINGEPERON organiza ações coletivas para garantir direitos dos servidores

LEIA MAIS[...]