Sindicato dos Policiais Penais e Agentes de Segurança Socioeducativos do Estado de Rondônia

Servidores comemoram o Dia Nacional da Polícia Penal representando a categoria na Rondônia Run 80k

07 de dezembro de 2022 Notícias

A equipe “Guerreiros do Sistema Prisional” composta por seis policiais penais encararam um desafio da ultramaratona disputada, no último final de semana, em Ji-Paraná. É que os policiais/atletas tiveram uma preparação pesada nos últimos meses visando a disputa do Rondônia Run 80K. A prova teve inicio logo pela manhã cedo, por volta das 6 horas da manhã e nem a chuva intimidou os atletas. A equipe que representou os servidores foi parabenizada pelo Sindicato dos Policiais Penais a Agentes de Segurança Socioeducativos (Singeperon). Os atletas, além de completar toda a prova, abocanhou o segundo lugar por equipes, na categoria masculina.

“Além de todos serem policiais penais, nós gostamos de praticar corrida como corredores amadores. Então, decidimos encarar esse desafio, pois nunca tínhamos corrido uma prova desse tamanho mesmo que seja de revezamento, pois não sabíamos o que iriamos ter no trajeto, nós não conhecíamos o percurso. A nossa meta era conseguir concluir a prova no menor tempo e todos chegarem inteiro no final dos 80 km, contudo imprevistos poderiam acontecer, como por exemplo, alguém se machucar e um de nós termos que fazer o percurso, como aconteceu com o colega Paulo. Ele se machucou depois de eu ter corrido 12km e tive que fazer seu percurso também, fiz 5,200 km totalizando 17,200 km”, afirma o policial penal David João.

Para enfrentar este desafio o time “Guerreiros do Sistema Prisional” foi composto pelo sexteto de policiais penais: David João (servidor de Cacoal e que além de treinar fortalecimento muscular em academia, costuma também praticar corrida de rua); José Ronaldo (servidor de Cacoal que também tem o hábito de praticar corrida de rua); Edicardo Gomes (outro servidor de Cacoal que pratica corrida de rua); Vanderlei Silva (servidor de Pimenta Bueno); Paulo Sérgio (servidor de Espigão do Oeste e corredor de rua naquela cidade) e Robson Queiroz (servidor polivalente uma vez que além de praticar corrida de rua, também frequenta academia, pratica natação e é adepto de ciclismo).

Para aguentar o ritmo, além da preparação física, os policiais penais estudaram bem o regulamento da competição.  “No regulamento se o corredor se lesionar no trajeto e não conseguir chegar no ponto para trocar de bastão, é necessário com que outro corredor retorne ao ponto em que o colega havia começado e refazer todo percurso. Cada minuto de prova é crucial para terminarmos em um bom tempo. Então, fomos fazendo o revezamento e cada passagem de bastão era uma alegria que o percurso estava diminuindo”, comenta David João sobre a sensação vivenciada durante o torneio.

A comemoração do Dia Nacional da Polícia Penal teve um sabor especial para o sexteto porque além de consagrar o vice-campeonato, perdendo apenas para uma equipe semi-profissional, os “Guerreiros do Sistema Prisional” finalizaram a prova em 6 horas, 46 minutos e 36 segundos, ou seja, às 12h46, sendo que em 2019 – antes da pandemia – houve equipe que finalizou o trajeto somente após às 13h30.

Autor: Ascom Singeperon | Fonte: Ascom Singeperon

Comentários

Singeperon questiona nova portaria da Sejus e alerta para riscos à transparência na distribuição de missões... Notícias
05 de junho de 2026

Singeperon questiona nova portaria da Sejus e alerta para riscos à transparência na distribuição de missões remuneradas

LEIA MAIS[...]
SINGEPERON inicia ação jurídica referente às Horas Extras e orienta filiados sobre documentação necessária Informativos
12 de maio de 2026

SINGEPERON inicia ação jurídica referente às Horas Extras e orienta filiados sobre documentação necessária

LEIA MAIS[...]
Diretoria do SINGEPERON realiza visita institucional à Penitenciária Federal de Porto Velho Notícias
08 de maio de 2026

Diretoria do SINGEPERON realiza visita institucional à Penitenciária Federal de Porto Velho

LEIA MAIS[...]
SINGEPERON publica retratação pública após decisão judicial em Rondônia Notícias
28 de abril de 2026

SINGEPERON publica retratação pública após decisão judicial em Rondônia

LEIA MAIS[...]
Singeperon convoca assembleia e destaca atuação jurídica em defesa das horas extras da categoria Editais
24 de abril de 2026

Singeperon convoca assembleia e destaca atuação jurídica em defesa das horas extras da categoria

LEIA MAIS[...]
Justiça anula ato administrativo e garante progressão funcional a policial penal em Rondônia Espaço jurídico
20 de abril de 2026

Justiça anula ato administrativo e garante progressão funcional a policial penal em Rondônia

LEIA MAIS[...]
Perícia avalia radiação e presença de eletrônicos em presídios de Rondônia Notícias
20 de abril de 2026

Perícia avalia radiação e presença de eletrônicos em presídios de Rondônia

LEIA MAIS[...]
Conselho Fiscal aprova contas do SINGEPERON e destaca transparência na gestão 2025 Informativos
25 de março de 2026

Conselho Fiscal aprova contas do SINGEPERON e destaca transparência na gestão 2025

LEIA MAIS[...]