
Singeperon reforça papel essencial dos policiais penais e agentes de segurança socioeducativos em audiência pública do TJ-RO
O presidente do Sindicato dos Policiais Penais e Agentes de Segurança Socioeducativos de Rondônia (SINGEPERON), Thiago Maia, participou nesta semana da audiência pública promovida pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, que teve como tema o Plano Pena Justa, iniciativa nacional coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visa reformular e humanizar o sistema prisional brasileiro.
Durante sua participação, Thiago Maia foi enfático ao destacar uma realidade incontestável:
“Sem o policial penal e o agente de segurança socioeducativo, nenhuma política penal ou socioeducativa se concretiza.”
Para o presidente do SINGEPERON, são esses profissionais que mantêm o funcionamento diário das unidades prisionais e socioeducativas, mesmo diante de inúmeras dificuldades estruturais, riscos e falta de reconhecimento institucional.
“A engrenagem só gira porque esses servidores enfrentam, com coragem e responsabilidade, os desafios da execução penal. Precisam ser valorizados, ouvidos e incluídos em todas as decisões que envolvem a transformação do sistema”, completou Maia.
O SINGEPERON aproveitou o espaço para reforçar a defesa da valorização e respeito aos policiais penais e servidores socioeducativos, defendendo sua inclusão em todos os eixos do Plano Pena Justa, desde a formulação até a implementação prática nas unidades.
A audiência pública reuniu representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria, sociedade civil e lideranças sindicais, consolidando o debate sobre um sistema penal mais justo, seguro e eficiente.
O SINGEPERON segue firme e comprometido com a luta pela dignidade, estrutura e valorização dos servidores que sustentam, na prática, a execução penal em Rondônia.
Comentários
Veja também
Ver todas as notícias >
Justiça condena acusados de matar socioeducador em terreno baldio no bairro Ulisses Guimarães
LEIA MAIS[...]
Agentes socioeducativos apreendem porções de maconha durante ação de rotina no CASSEM
LEIA MAIS[...]
SINGEPERON emite comunicado sobre ação de revisão da base de cálculo do adicional de insalubridade e periculosidade
LEIA MAIS[...]
Policiais Penais evitam fuga em massa no Presídio 470 e garantem segurança da população
LEIA MAIS[...]

Convênio garante 40% de desconto em cursos da Afya São Lucas para filiados ao Singeperon e seus dependentes
LEIA MAIS[...]
SINGEPERON apresenta balanço de 90 dias da atuação jurídica com mais de 200 procedimentos realizados
LEIA MAIS[...]